Conheça sobre a Lei da Aprendizagem

A Aprendizagem é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, regularmentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos..

Conheça nosso Programa da Aprendizagem

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Conheça nosso Centro de Treinamentos

Cursos principalmente voltados para área gráfica e de design, oferecidos para o público em geral, contribuindo com a sustentabilidade da Escola...

Dom Bosco: rumo ao seu bicentenário de nascimento

No próximo dia 16 de agosto, data em que é celebrado São João Bosco, tem início o ano comemorativo do bicentenário de nascimento do fundador da Família Salesiana..

Conheça um pouco mais a nossa escola

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Formatura dos Aprendizes do MTE

 Nesta quarta-feira, 20 de agosto, a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios formou a primeira turma de aprendizes no Brasil com adolescentes oriundos do trabalho infantil, encaminhados pelo MTE

A Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou no dia 20 de agosto, a formatura da primeira turma de aprendizes pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem Profissional em Pernambuco. Foram 12 adolescentes formados no curso de Assistente Administrativo que cumpriram os 24 meses dentro do programa, trabalhando nas empresas, frequentando a escola comum e o curso profissionalizante dentro da entidade.

Além dos aprendizes e educadores da escola, participaram da Cêrimonia Paula Neves, Auditora fiscal do Ministério do Trabalho e André Luiz Negromonte, superintendente do Trabalho e Emprego em Pernambuco. Também muitos familiares, representantes das empresas parceiras e alguns dos jovens que desistiram no meio do caminho se fizerem presentes.




Veja a reportagem da TV Globo para o Bom Dia Pernambuco:


http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/v/jovens-que-trabalhavam-nas-ruas-do-grande-recife-conseguem-se-formar/3577834/


Jornal Diário de Pernambuco, 20/08/14:

terça-feira, 19 de agosto de 2014

"Comecei a olhar o mundo de outra forma"

Nesta quarta-feira, 20 de agosto, a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios forma a primeira turma de aprendizes no Brasil com adolescentes oriundos do trabalho infantil, encaminhados pelo MTE
 A Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realiza nesta quarta-feira, 20, a formatura da primeira turma de aprendizes pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem Profissional em Pernambuco. Serão 12 adolescentes formados no curso de Assistente Administrativo. Foram 20 meses dentro do programa, trabalhando nas empresas, frequentando a escola comum e o curso profissionalizante dentro da entidade.

 Aprendizagem: oportunidade de mudança de vida

A Aprendizagem Profissional estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar, como aprendizes, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência sem limite máximo de idade.

Com a adesão, o aprendiz recebe uma bolsa equivalente a meio salário mínimo. É um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e de prazo determinado, com duração  máxima, em regra, de 2 (dois) anos. Como é prevista pela CLT, é obrigatória a anotação na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do aprendiz.

A coordenadora pedagógica do programa na Escola Dom Bosco (EDBAO), Fernanda Santana, reconhece sua importância: “O Programa de Aprendizagem tem papel fundamental na vida dos jovens, que se sentem valorizados e estimulados com a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, tendo a sua CTPS assinada como o seu primeiro emprego e a certificação de um curso profissionalizante na mesma área da sua aprendizagem".
Geickson Yuri, agora com 18 anos, integrante da turma do programa de Erradicação do Trabalho Infantil, reforça: “A Aprendizagem contribuiu muito na minha vida, pois pude conhecer melhor o mercado de trabalho, ajudou a me qualificar e colocar em prática o que aprendi e vou levar para minha vida inteira, comecei a olhar o mundo de outra forma".

Caio Dias, 17 anos, outro adolescente resgatado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PE) e integrante da turma, acrescenta: “Além de ajudar financeiramente, da melhora de comportamento e da maior  interação com as pessoas, me ajudou a evoluir mentalmente. Agora eu consigo decidir o que eu quero para minha vida". Segundo a instituição, esta é uma das grandes alegrias: todos pensam em continuar estudando, fazer cursos técnicos ou faculdades e com mais autoestima.

Nesta fase final desta turma especial da aprendizagem, e com a perspectiva da formação de novas turmas,  o grande desafio é o acompanhamento ‘pós-aprendizagem’ e a conscientização dos empresários e que também abra as portas para mais contratações de aprendizes nesta situação, para que os mesmos não voltem a ser explorados como antes.

É o que vem fazendo o MTE já a alguns anos. Além dos esclarecimentos sobre a legislação, os membros das companhias são sensibilizados a contratar os adolescentes retirados do trabalho infantil. Em Pernambuco, por exemplo, a empresa ganha a possibilidade de receber uma certificação da SRTE-PE como empresa que contribui para Erradicação do Trabalho Infantil no estado. A Escola Dom Bosco, como entidade formadora, diz-se muito satisfeita de ser parceira neste programa e de também colaborar neste sentido. “Mas precisamos da ajuda e conscientização de outras entidades e profissionais que compartilhem desde ação para que mais adolescentes e jovens inseridos em contextos de grave vulnerabilidade familiar e socioeconômico tenham as suas dignidades resgatada, seus direitos garantidos, sejam valorizados e se tornem agentes de transformação na sociedade onde estão inseridos”, complementa Fernanda.

O Estilo Salesiano de educar faz a diferença

Um dos grandes diferenciais da EDBAO é justamente a pedagogia salesiana, passada através da relação de proximidade, das atividades desenvolvidas. Apesar de não estarem todos os dias na instituição, eles se sentem parte da escola. “Eu sei que jamais esquecerei desses momentos maravilhosos que passei no Dom Bosco, todos ficarão em meu coração” afirma Yuri.  O aprendiz Eriberto Souza também escreveu para os educadores: “ Agradeço a Deus e segundo a vocês, que me deram esta chance de fazer parte desta instituição de vocês, obrigado a todos”.

Segundo a equipe do Programa de Aprendizagem, algumas empresas já procuraram diretamente a EDBAO com perguntas e frases deste tipo:  “Aqui vocês dão um bom dia e um boa tarde para os jovens, não é?” ou “Procuramos aprendizes daqui porque queremos jovens que tenham uma formação mais humana, que não seja só o aprendizado técnico."

A Pastoral local também está sendo reestruturada e muitos aprendizes já estão participando de atividades religiosas e querendo formar grupos juvenis.

A Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios começou seu programa de aprendizagem profissional desde a promulgação da lei, em 2000. Hoje, tem 906 aprendizes, inseridos em mais de 100 empresas, sendo uma entidade de referência no estado de Pernambuco.

 Sobre Trabalho Infantil

É considerado Trabalho Infantil todo trabalho  realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. No Brasil, não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes entre zero e 14 anos. De 14 a 16 pode-se trabalhar como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da “lista das piores formas de trabalho infantil” (Decreto Nº 6.481 - 12/6/2008).

Segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil”, em 2013 havia 168 milhões de crianças e adolescentes trabalhadoras no mundo, sendo que 5 milhões estão presas a trabalhos forçados, inclusive em condições de exploração sexual e de servidão por dívidas.

No Brasil, na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad 2012), aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam  em atividades laborais. Se considerada a faixa etária entre 5 e 13 anos, a pesquisa aponta cerca de 554 mil meninos e meninas trabalhando no país.

Em Pernambuco, o Projeto de Fiscalização de Combate ao Trabalho Infantil da SRTE-PE realizou de 2011 a 2013, mais de mil ações fiscais, afastando 3.328 menores de 16 anos da exploração. Outras 350 fiscalizações já foram realizadas em 2014. Foram encontradas 320 crianças em situação de trabalho, a maioria nas feiras livres, praias, lava-jatos, oficinas, bares e no comércio informal.

Jakeline Lira/ Inspetoria Salesiana do Nordeste

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO - JOVEM APRENDIZ IMIP 2014.2


RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO - JOVEM APRENDIZ IMIP 2014.2

1-JOICE SALVINO DA SILVA - MARANGUAPE/PAULISTA

2-KÉZIA SEVERINA DOS SANTOS - JAGUARANA/PAULISTA

3-BRUNA BORGES ARAÚJO - MARANGUAPE 2/PAULISTA

4-HEMILLY HANNY BARROS DA SILVA - ENGENHO MARANGUAPE/PAULISTA

5-PRISCILA DÁVILA MENDES DA SILVA - PAULISTA/PAULISTA

6-HENARMMANY L. ALVES DE OLIVEIRA RUA - ALAMEDA/PAULISTA

7-EDRIELLY CAROLYNE RÊGO DA SILVA - PAU AMARELO/PAULISTA

8-MYLKA MAELY SANTANA DOS SANTOS- JAGUARANA/PAULISTA

9-IANA SEVERINA DA SILVA - JAGUARANA/PAULISTA

10-ARIELLY LUIZA MONTEIRO - AURORA/PAULISTA

11-MAIARA SEVERINA DA SILVA - JAGUARANA/PAULISTA

12-LORENA BERNARDO PINTO DE OLIVEIRA - JARDIM PAULISTA

13-RODRIGO RIBEIRO DA SILVA - CANDEIAS/JABOATÃO

14-MATHEUS FELIPE CAVALCANTE DA SILVA - JABOATÃO

15-CARLA CAROLINY DA PAIXÃO DOS SANTOS - VILA RICA/JABOATÃO

16-GIRLAYNE PATRÍCIA DE LIMA - IBURA

17-ANDERSON AUGUSTO OLIVEIRA DOS SANTOS - BARRO

18-EVANDRO RAMOS DA SILVA JÚNIOR RUA MADRE DE DEUS, 215/VILA RICA/JABOATÃO

19-VITÓRIA CECÍLIA DOS SANTOS PIMENTA RUA SÃO JOSÉ, 04/JABOATÃO

20-MISSICLEIDE MARIA ALVES - COMPORTAS/JABOATÃO

21-RAYANE KELLY BEZERRA DA SILVA - SANTO ANTÔNIO/JABOATÃO

22-JEFFERSON JOAQUIM DE LIMA - VILA RICA/JABOATÃO

23-MARÍLIA GABRIELA GOMES DA SILVA - VISTA ALEGRE/JABOATÃO


24-FILIPE MANOEL SALES - PONTEZINHA/CABO

25-ALANA DE SOUZA NASCIMENTO - CHARNEQUINHA/CABO

26-RONALD ARAÚJO DE SOUZA - CENTRO DO CABO

27-MICAELLY SILVA GOMES - FUNDAIO/CABO

28-ACSA TALITA DE LIMA SILVA - CRUZEIRO/CABO

29-MIRTIS INGRID SILVA GOMES-PONTEZINHA/CABO

30-ISABELA FERREIRA DE FREITAS - PONTEZINHA/CABO

31-JULIANA ROCHA SILVÉRIO - JARDIM BRASIL/OLINDA

32-AMANDA KELLY SOARES SILVA - ,SAPUCAIA/OLINDA

33-ALEF FRAZÃO DA SILVA RUA JIRIQUITI, TRAVESSA ASA BRANCA,240/PEIXINHO/OLINDA

34-JUCIMARA MARIA REIS - JARDIM BRASIL/OLINDA

35-PEDRO HENRIQUE GONÇALVES DE MELO - CAETÉS/ABREU E LIMA

36-MONIKE STEFANY DA C. SILVA - ABREU E LIMA

37-BEATRIZ DA SILVA COUTINHO - LOTEAMENTO NOVA AURORA/PAULISTA

38-JANAYNA MAYARA PALMEIRA DE ANDRADE - MARANGUAPE 2/PAULISTA

39-EMELY NUNES DE QUEIROZ - MARANGUAPE 2/PAULISTA

40-ANA CARINA CORREIA DA SILVA - CAMARAGIBE

41-LUCAS DE OLIVEIRA DOS SANTOS - CAMARAGIBE

42-JULIANA CARLA GOMES DA SILVA - CAMARAGIBE

43-RAYSSA ALVES GOMES FERREIRA - CAXANGÁ

44-CAMILA RAIZA PEREIRA DE LIMA- PRADO

45-FLAVIO DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA - TEJIPIÓ/RECIFE

46-JOÃO W. DA SILVA MELO ENGENHO DO MEIO/RECIFE

47-PRISCILA PEREIRA DA SILVA AVENIDA DO FORTE/CORDEIRO

48-FILIPE FARIAS DA SILVA - ENGENHO DO MEIO/RECIFE

49-MIKAELE LIMA DA SILVA - TORRÕES

50-LARIZA DEISE FREITAS DE SOUZA - IBURA/RECIFE

51-GLAUCIA CONCEIÇÃO SOARES DA SILVA - CORDEIRO

52-JULIANA LAIANE DE MELO - UR7 VARZEA/RECIFE

53-ALESSANDRA ELLEN DA SILVA LIRA - MUSTARDINHA/RECIFE

54-GABRIEL PEREIRA DE MELO - SAN MARTIN/RECIFE

55-LUIZ FERNANDO ALBUQUERQUE DE SOUZA - SAN MARTIN/RECIFE

56-CARLA SOARES DA SILVA - SAN MARTIN

57-BRUNA SOARES DA SILVA - SAN MARTINS

58-RAIANE LIMA COREIA DA SILVA - DOIS UNIDOS

59-JOSIELLY RAFAELLY DA SILVA - COELHOS/RECIFE

60-RAYANNE FELIX DOS SANTOS - COELHOS/RECIFE

61-GEORGE PEREIRA DE ARRUDA - TORRÕES

62-LARISSA DANIELA DA SILVA - CAMPO GRANDE/RECIFE

63-LEONARDO DE LIMA SANTANA - ALBERTO MAIA/CAMARAGIBE

64-THAYS LANA VIEIRA DA SILVA - VARZEA

65-CAMILA KELLY DOS SANTOS ARAÚJO - MUSTARDINHA/RECIFE

66-SUELEN KARINE DA SILVA ROCHA - CORDEIRO/RECIFE

67-THAYNÁ RAFAELA M. DOS SANTOS - ENGENHO DO MEIO/RECIFE

68-DEIVYSON A. SANTANA DA SILVA - IBURA /JABOATÃO

69-CAMILLA RAYANNE FALCÃO BARROS - AFOGADOS/RECIFE

70-JOSÉ BORGES DA SILVA JÚNIOR - OURO PRETO/OLINDA

71-LUCICLEIDE MARIA DOS SANTOS - COMPORTA/JABOATÃO

72--MIRELLY RHAIANY NASCIMENTO FERREIRA - MANGUEIRA/RECIFE

73-ERIKA THAIS MARIA DA ROCHA - MUSTARDINHA/RECIFE

74-IGOR GOMES DA ROCHA - IMBIRIBEIRA/RECIFE

75-ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA - IBURA/RECIFE

76-CAMILA BARBOSA DE LIMA - ENGENHO DO MEIO/RECIFE

77-CLEITON LEONARDO DE FARIAS DUTRA - CAVALEIRO/JABOATÃO

78-JÉSSICA THAYNÁ BENVENUTO DA SILVA - CAMPINA DO BARRETO/RECIFE

79-MILENE AURELIANO DA SILVA - BONGI/RECIFE

80-MARNE AURÉLIO DE LIMA JUNIOR - AFOGADOS/RECIFE

81-MARTA DE ALBUQUERQUE SILVA - BREJO DA GUABIRABA/RECIFE

82-GABRIELLA DOS ANJOS SANTOS - MANGUEIRA/RECIFE

83-RAQUEL GOMES DOS SANTOS - TEJIPIÓ/JABOATÃO

84-GLAUDIONOR GOMES BARBOSA NETO - SAN MARTIN/RECIFE

85-LUANA DE CARVALHO BORGES - SAN MARTIN/RECIFE

86-MANUELLA MARIA DA SILVA- TORRÕES/RECIFE

87-JULIANA DIAL DA SILVA RUA T- JARDIM SÃO PAULO/RECIFE

88-JACILENE CAMILY DE FREITAS GUEDES FERREIRA - PRADO/RECIFE

89-TALLYS FERNANDO DO NASCIMENTO - TORRÕES/RECIFE

90-ALINE JULIANA DA COSTA RODRIGUES - IPUTINGA/RECIFE

91-ADRIELE SOARES VICENTE - TORRÕES/RECIFE

92-JÉSSICA LUANA SILVA LIMA - PEIXINHOS/OLINDA

93-RAMON ALEXANDRINO DO NASCIMENTO - TORRÕES/RECIFE

94-SILVANIA CARLA Q. BEZERRA - ESTÂNCIA/RECIFE

95-VANESSA BARBOSA DE LIMA - CORDEIRO/RECIFE

96-TAYNÁ DE OLIVEIRA GOMES - CORREGO DO JENIPAPO/RECIFE

97-ANA PAULA MARQUES DOS SANTOS - VILA RICA/JABOATÃO

98-AMANDA CARLA SILVA - JOANA BEZERRA/RECIFE

99-JOSÉ CARLOS JUSTINO DA SILVA JUNIOR - CASA AMARELA/RECIFE

100-CEZAR AUGUSTO RIBEIRO DE BRITO - SANTO AMARO/RECIFE

101-MARCOS HENRIQUE ALVES MOREIRA - CURADO

102-ANDERSON IZIDIO DA SILVA - CORREGO DO JENIPAPO

103-KLAYTON RIBEIRO SILVA - APIPUCOS

104-MARIA EDILEIDE DA SILVA SANTOS - CURADO IV/JABOATÃO

105-ANA CAROLINA FERREIRA DA SILVA - BREJO DA GUABIRABA/RECIFE

106-ALDO HENRIQUE FRANCISCO DA SILVA REIS - TEJIPIÓ/RECIFE

107-JOYCE MARINHO DA SILVA LIMA - SÃO JOSÉ/RECIFE

108-MARIA CAROLINA ARAÚJO SILVA - AFOGADOS/RECIFE

109-ERIKA ROSE FERNANDES NERY BATISTA - JARDIM SÃO PAULO/RECIFE

110-GUILHERME MENEZES ESPINDOLA RIBEIRO - CAMPO GRANDE/RECIFE

111-AMANDA VANESSA SILVA DOS SANTOS R- TORRÕES

112-MARILIA NASCIMENTO DA SILVA - CORDEIRO/RECIFE

113-MARTHA SOARES DE PAULA - AFOGADOS/RECIFE

114-JOSILENE SEVERINA DE LIMA - IBURA/RECIFE

115-DARQUIA MARIA QUEIROZ LOROCA - AREIAS/RECIFE

116-JOSECLEITON SEVERINO RAMOS CAVALCANTI - COELHOS/RECIFE

117-WILLIANE ESTRELA DE ALBUQUERQUE - SAN MARTIN/RECIFE

Comparecer no dia 18/08/14 na Secretaria da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, portando Identidade e comprovante de residencia nos horários: Manhã 8h às 11h e Tarde de 13h as 16h.
Falar com: Damascena, Nívea ou Viviane.

Caso não comparecer no dia e hora informado acima haverá substituição da vaga.

OBS: As vagas são distribuídas nas unidades a seguir: IMIP - 65, FPMF - 10, HMA - 9, HDH - 4, HPS - 8, UPA OLINDA - 4, UPA PAULISTA - 3, UPA IGARASSU - 5, UPA ENGENHO VELHO - 3, UPA SÃO LOURENÇO - 3, UPA CAPO - 3. Todas essas unidades são administradas pelo IMIP por isso a nomenclatura JOVEM APRENDIZ IMIP. Quem comparecer na segunda-feira será para receber as orientações e o check-list dos documentos necessários para a sua contratação. Por tanto você que passou na seleção pode considerar-se como uma mais nova jovem que trabalha e ou estuda! lembrando que aprendizagem não é estágio e sim um contrato especial com carteira assinada!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

IMIP éstá selecionando Jovens aprendizes

ATENÇÃO!
Jovens de 18 a 22 anos, que tenha o Ensino Médio Completo e queiram participar do processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz - IMIP, somente os que residem em PAULISTA, SÃO LOURENÇO, IGARASSU e CABO, comparecer no dia 12/08/14 as 8h (manhã) na
Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios portando:
-  RG
- CPF
- 1 foto 3x4
- comprovante de residência 
- uma caneta para realização da prova de matemática, redação e português.