sábado, 24 de maio de 2014

Programa Jovem Aprendiz PETROBRAS



PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ – PPJA / Pernambuco


PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ - PERNAMBUCO
OBJETIVO
Desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, articulando de forma criativa a educação básica com as qualificações social e profissional, contribuindo para uma melhor inserção no mundo do trabalho, em cumprimento à Lei Federal 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5598/2005.
DIREITOS DO APRENDIZ PETROBRAS
O aprendiz assina contrato de trabalho com entidade sem fins lucrativos parceira da Petrobras que atua como empregadora, atendendo ao cumprimento da cota de jovens definida pela companhia. A duração do contrato pode variar de 16 a 24 meses, a depender do curso oferecido aos jovens nos municípios beneficiados pelo programa.
a) Salário mínimo integral;
b) Vale-transporte ou serviço de transporte contratado (a depender do município);
c) Vale-refeição ou oferecimento de refeição (a depender do município);
d) Uniforme e equipamento de proteção individual (EPI);
e) 13º salário;
f) Alíquota de FGTS: 2%
g) Férias – 30 dias
h) Jornada 4h/dia
ETAPAS DO PROGRAMA
Durante contrato de trabalho firmado entre aprendiz e entidade sem fins lucrativos, o programa oferece uma formação dividida em 2 etapas:
a) Formação Teórica: ministrada por entidade sem fins lucrativos, qualificada em formação técnico-profissional metódica, registrada no Ministério do Trabalho e Emprego (Art.30, CLT) e/ou Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), abordando questões como direitos humanos, cidadania e também uma formação específica para atuar nas instalações da Petrobras, de acordo com o curso oferecido.
c) Vivência Profissional: ocorrerá nas unidades da PETROBRAS correspondenteao município ou área de abrangência em que o candidato reside, informados durante processo seletivo
PROCESSO SELETIVO
A seleção será regida por edital lançado, em média, a cada dois anos. A previsão de lançamento do próximo edital será no segundo semestre de 2014.
O processo seletivo consiste de 4 fases e o candidato pode ser eliminado ou desligado a qualquer momento caso comprovado falseamento ou omissão de informações/documentos:
a) inscrição
b) prova objetiva para aqueles que tiveram inscrição validada
c) exames médicos para aqueles classificados dentro do número de vagas oferecidas
d) visita domiciliar – realizada até 4 meses após assinatura do contrato.
Os candidatos interessados em se inscrever devem atender a pré-requisitos gerais e de vulnerabilidade socioeconômica divulgados em edital e que são revisados, podendo sofrer alteração a cada 2 anos. De acordo com o último edital (2012), seguem os pré-requisitos adotados:
a) Gerais:
- Nacionalidade: ser brasileiro nato ou naturalizado.
- Município de residência: Ipojuca-PE  e Recife-PE.
- Idade: caso o aprendiz venha a trabalhar em unidades industriais localizados em Ipojuca-PE, deve possuir de 18 anos a 21 anos e 10 meses no dia da inscrição. Caso o aprendiz venha a trabalhar nos prédios administrativos localizados em Recife-PE devem possuir de 16 anos a 21 anos e 10 meses no dia da inscrição.
- Escolaridade: ter concluído todo o 2º ciclo do ensino fundamental na rede pública de ensino (6º ao 9º ano – antiga 5ª a 8ª série) e estar cursando ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino;
- Renda: renda bruta familiar mensal de até R$ 400,00 por pessoa, excluindo benefícios sociais de governo.
- Experiência profissional: não ter exercido atividade remunerada com carteira assinada até o dia da assinatura do contrato e não ter participado de programa de aprendizagem.
b) Vulnerabilidade socioeconômica: atender a 1 (um) ou mais critérios (verificar no próximo edital a ser lançado)

MAIS INFORMAÇÕES

ESCOLA DOM BOSCO DE ARTES E OFÍCIOS
Site: www.escoladombosco.org.br
e-mail: coord_aprendizagem@salesianos.org.br
Telefone: (81) 2129-4501 / Fax: 2129-4524

4 comentários: